Portugal termina o Campeonato da Europa de Seniores, em Gaziantep, com dois quintos lugares nas competições coletivas de kata feminina e kumite masculino.

O novo trio feminino de kata – Ana Cruz, Natacha Fernandes e Maísa Caridade – na sua estreia em competições, alcançou o 5º lugar. Na disputa pelo bronze a equipa portuguesa não conseguiu vencer a armada francesa: Portugal apresentou-se com a kata kururunfa obtendo 24.02 pontos, frente à anan gaulesa com 24.8 pontos. Neste europeu a equipa feminina de kata apresentou-se, de início, com a kata paiku (23,4 pontos), seguindo-se a heiku (23,66 pontos), na fase de grupos.

Foto: FNKP

Também a equipa masculina de kumite terminou o europeu em 5º lugar: depois de vencer Israel por 3-1, a Áustria por 2-0, de perder para o Azerbaijão e na repescagem triunfar sobre o Kosovo por 3-1, Portugal não conseguiu superar a Grécia no derradeiro duelo pelo bronze.

Tomás Silva foi o primeiro a entrar em ação frente a Stefano Xenos que ontem obteve o bronze individual; o atleta português perdeu por 2-o frente ao grego que venceu a Karate 1 de Matosinhos este ano. Seguiu-se Tiago Almeida por Portugal mas o campeão nacional cedeu para os heleno por 3-0. No combate decisivo, onde Portugal precisava de ganhar, o experiente Nuno Moreira deu esperança a Portugal com um ippon a meio do combate. No entanto, a vantagem de pontuar primeiro – senshu – de Dionysios Xenos (medalha de prata ontem na categoria de Joaquim Mendes, os -67kg), deu a vitória à Grécia num combate que terminou com um empate a três pontos, ficando assim Portugal em 5º lugar neste Europeu. Não chegaram a competir hoje Mauro Hernandez e Joaquim Mendes no kumite equipa; José Xavier completa a armada lusa de kumite.

Foto: FNKP

Recordamos que neste Europeu, que termina hoje em Gaziantep, na Turquia, Portugal arrecadou duas medalhas de bronze: primeiro por António Pereira, no ParaKarate, e ontem por Joaquim Mendes no kumite -67kg. Ana Cruz, na kata individual, disputou também ontem a medalha de bronze, cedendo para Itália.

Foto: DR
Foto: FNKP
Foto: FNKP

Portugal esteve em competição de 25 a 29 de maio com 17 karatecas nos Europeus de Seniores e de ParaKarate.  A Sahinbey Arena de Gaziantep recebeu mais de 500 karatecas de 45 países em busca do título europeu de seniores. Por Portugal alinharam ainda Constança Matos (-55kg), Teresa Silva (-61kg), Flávia Ribeiro (-68kg), Ana Rita Oliveira (+68kg), Sara Leal (-50kg), José Lemos (kata) e João Azevedo (ParaKarate).

Foto: FNKP

A comitiva lusa contou ainda com três selecionadores (Elias Santos, Jorge Peixeiro e Ema Lopes), quatro árbitros internacionais (Joaquim Fernandes, Bruno Sousa, José Chagas e Nuno Cardeira), uma classificadora de ParaKarate (Sílvia Duarte), dois dirigentes (Ricardo Gomes, diretor de seleções, e o presidente da FNKP, Carlos Silva) e dois treinadores pessoais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui